O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, nesta segunda-feira (5/10), da solenidade de transmissão do cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou a convocação de 378 aprovados, que começarão o curso de formação do CBMDF em dezembro.
Na quinta-feira (1º/10), ele já havia comunicado que 600 aprovados no certame da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) seriam chamados na mesma data para tomar posse.
O evento ocorreu no Auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), no Setor Policial Sul. Na solenidade, Ibaneis afirmou que a agilidade dos bombeiros foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia do novo coronavírus. “Foram aproximadamente 100 vidas salvas”, segundo ele.
E foi com a intenção de garantir a agilidade no atendimento feito pela corporação que o governador prometeu nomear os mais de 300 bombeiros aprovados no concurso do CBMDF.
“O coronel Bomfim vai encaminhar a lista para a gente e nós pretendemos chamá-los no mês de dezembro”, disse Ibaneis, que também falou que pretende investir na saúde das famílias dos militares.
O certame do CBMDF ocorreu em 2017.
Desde então, 310 praças e 45 oficiais aguardam a convocação para serem efetivados como militares da corporação.
Em 16 de setembro, um grupo de aprovados fez uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti para cobrar agilidade no processo por parte do Governo do Distrito Federal.
Aproximadamente 100 pessoas se reuniram no local, com faixas e cartazes, pedindo um posicionamento do Executivo.
À época, o Comando do Corpo de Bombeiros afirmou que estava em “tratativas junto ao GDF para viabilizar a convocação de novas turmas referentes ao concurso 2017”.
O atraso teria sido provocado pela pandemia do novo coronavírus, que impediu a realização das aulas por conta do isolamento social recomendado pelas autoridades sanitárias
*Com informações do Metrópoles