Para detectar e prevenir o câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos de idade, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) levou para as unidades de pronto atendimento (UPAs) da Ceilândia e de Samambaia nesta segunda-feira (5) dois consultórios de atendimento móvel, o chamado Ônibus da Mulher.
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, promovida pela SES-DF em parceria com o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), a Secretaria da Mulher e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Hoje também começou no Hospital de Base (HB) um mutirão médico para zerar a fila de 55 mulheres que aguardam por cirurgias para retirada de câncer de mama e câncer ginecológico, além de pacientes com doenças relacionadas a nariz, garganta e ouvidos.
Com mais de 50 profissionais, a força-tarefa atuará até o final deste mês, integrando a programação do Outubro Rosa.
“Desde que a pandemia começou, muitas pacientes deixaram de buscar atendimento e se cuidar”, relatou Nadja. “A ideia agora é prestar esse serviço de forma segura para que as mulheres façam os exames e acompanhamento precoce. Assim, vamos rastrear casos e encaminhar pacientes para exames ou outros procedimentos médicos.”
A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, participou das atividades na UPA da Ceilândia, onde falou às pacientes sobre a importância das ações preventivas de combate ao câncer.
“O câncer de mama compõe 25% dos casos de doenças oncológicas no país”, destacou. “Por isso, esse movimento de prevenção e disseminação de informações é tão importante. A busca por ajuda e o autoexame são fundamentais”, concluiu.
O administrador da Ceilândia, Marcelo Piauí, acompanhou a abertura dos trabalhos.
Para ele, diante do grande contingente populacional da cidade, é importante que as mulheres tenham mais opções de atendimento médico.
“Essa campanha de prevenção ao câncer é extremamente importante para a nossa comunidade”, afirmou. “Estamos na maior região do DF e ficamos muito satisfeitos por contar com o apoio das secretarias da Mulher e da Saúde, e do Iges-DF no atendimento de nossas demandas.”
Segundo o diretor-presidente do Iges-DF, Paulo Ricardo Silva, em um ano as UPAs, administradas pelo instituto, já atenderam mais de 180 mil mulheres, que apresentaram problemas diversos de saúde.
Agora, com o Outubro Rosa, as ações e combate ao câncer de mama serão reforçadas. “As nossas unidades estão prontas para prestar atendimento com qualidade a essas pacientes”, garantiu.
Agenda
O atendimento na Ceilândia prosseguirá nos dias 8, 13 e 16 de outubro.
Já em Samambaia será nos dias 7, 12 e 15.
Na terça (6), o Ônibus da Mulher também estará nas UPAs do Recanto das Emas e do Núcleo Bandeirante.
O consultório móvel retornará ao Recanto no dia 14 e ao Bandeirante nos dias 13 e 16.
O calendário de atendimento no Ônibus da Mulher inclui mais duas cidades: a UPA de São Sebastião, nos dias 7, 9 e 15 de outubro, e a UPA de Sobradinho, nos dias 8, 9 e 14 de outubro.
*Com informações da Agência Brasília e do Iges-DF