Viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) trocaram o som de emergência da sirene por mensagens em autofalantes alertando a população para os focos do mosquito Aedes aegypti.
Percorrendo as ruas das 33 regiões administrativa, com mais uma missão, o “carro-de-som” vermelho da corporação emite a dica: “Atenção! O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal alerta para que cuidem de suas residências eliminando focos do mosquito”.
Na mensagem, de 29 segundos, os militares reforçam dicas como: não deixar acumular água em vasilhas; tapar caixas d’água; além de cuidar da limpeza das calhas e das vasilhas dos seus animais. “Se necessário, solicite ajuda dessa viatura para inspecionar sua residência. Cabe a cada um de nós o dever de salvar vidas!”, completa o audio.
Depois de circular nas quadras, equipes dos bombeiros inspecionam as residências com um olhar minucioso e treinado para identificar possíveis criadouros do mosquito.
Na semana passada, o alerta ecoou pelas ruas do Cruzeiro.
Diariamente, 30 militares, um ônibus e três carros são destacados para as ações de conscientização e visita – quantitativo que pode chegar a 200 servidores.
“Estamos sempre à disposição da sociedade no que for preciso, seja na dengue, coronavírus, emergência ou lazer”, diz o coordenador da operação pelo CBMDF, o tenente-coronel Deusdete Vieira.
Como as chuvas já chegaram, os cuidados do governo estão redobrados e a Operação Dengue ganha força com o envolvimento da corporação.
“Nossas ações consistem na conscientização e inspeção domiciliar para eliminar o foco do mosquito”, resume o comandante da operação.
*Com informações da Agência Brasília