- PUBLICIDADE -
InícioBrasilJustiçaJustiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

A decisão derrubou uma liminar obtida no ano passado pelo Ministério Público e a Prefeitura da cidade, que dava aos moradores 180 dias para a desocupação voluntária, com imediata derrubada dos imóveis e retirada forçada ao fim do prazo, se necessário.

A Defensoria Pública do Estado recorreu da decisão e obteve parecer favorável, conseguindo suspender esse prazo. A 19ª Câmara Cível levou em consideração que o Supremo Tribunal Federal proibiu despejos de qualquer natureza até 31 de março, por conta do estado de calamidade pública sanitária, decretado devido à pandemia da covid. 

A defensora pública Raphaela Jahara, autora do recurso endereçado ao Tribunal de Justiça, alega que ainda há outros motivos que impediriam a remoção das famílias. As defensoras que atuam no caso ressaltam que também é preciso avaliar em que medida essas famílias, algumas há mais de 40 anos no local, se instalaram na região do parque, inclusive com a anuência do Poder Público.

Na Ação Civil Pública, o MP e a Prefeitura de Cabo Frio alegaram que a retirada das famílias era necessária para permitir a demolição das construções e a recuperação ambiental da área degradada.

Fonte: Agência Brasil

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias