- PUBLICIDADE -
InícioBrasilJustiçaSTF valida mais 21 acordos com envolvidos em atos antidemocráticos

STF valida mais 21 acordos com envolvidos em atos antidemocráticos

Mais 21 acordos feitos com envolvidos nos atos de 8 de janeiro do ano passado foram validados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. São os chamados acordos de não persecução penal, assinados com a Procuradoria Geral da República.

Na decisão de homologação, Alexandre de Moraes explica que esse tipo de acordo é suficiente e proporcional à reprovação e prevenção do crime cometido. Com isso, agora o supremo soma 102 acordos de não-persecução validados, que tira a necessidade de punir essas pessoas. Mas para isso, o STF exige que os réus confessem os atos cometidos e cumpram penas alternativas.

Entre elas, cumprimento de 300 horas de serviços comunitários ou em entidades públicas; pagamento de multa, a depender da situação financeira do réu; participação de curso sobre democracia; além de não usar redes sociais abertas até terminar de cumprir as cláusulas.

Com o acordo, a ação penal acaba sendo arquivada e as ações chamadas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, passam a ser suspensas.

Mas os acordos desse tipo – de não persecução penal – só podem ser feitos com quem responde por crimes de médio potencial ofensivo. No caso, para quem teve participação secundária nos protestos, como incitar as manifestações.

Quem invadiu e depredou os prédios na Praça dos Três Poderes não tem direito a esse tipo de acordo e irão a julgamento no STF.

Fonte: Agência Brasil

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias