- PUBLICIDADE -
InícioBrasilJustiçaElon Musk ataca soberania jurídica do Brasil, diz especialistas

Elon Musk ataca soberania jurídica do Brasil, diz especialistas

Os ataques ao Supremo Tribunal Federal do bilionário Elon Musk, dono da rede social X, antigo Twitter, e a ameaça dele de não atender às determinações da Justiça podem ser consideradas afrontas à soberania brasileira, na avaliação de especialistas.

O pesquisador em Ciência Política Alexandre Gonzalez, da Coalizão de Direitos na Rede, diz que ignorar uma ordem judicial seria desrespeitar um dos braços do nosso Estado que é o Poder Judiciário. E que o empresário e a rede social X não agem dessa forma na Europa.”Na Europa, a empresa segue os procedimentos e se manifesta nas instâncias dentro dos procedimentos, aqui não. Aqui a empresa também pode fazer isso, como imagino que tenha feito de certa forma, na medida em que é levada à Justiça. Mas agora, excepcionalmente, a figura do proprietário decide iniciar um ataque reproduzindo um discurso típico da extrema direita em país”. 

O advogado especialista em Direito Digital, Alexander Coelho, explica que as empresas estrangeiras que oferecem serviços digitais no país devem seguir as regras locais. “No direito digital, a Lei diz que se você oferece um serviço em formato digital para usuários de outro país, deverá respeitar e cumprir as determinações legais daquele país onde você oferece o serviço. Então desobediência às ordens judiciais pode ser interpretadas como violação da soberania jurídica do Brasil”. 

 

O governo federal negou, nesta terça-feira (9), que poderia rever contratos com a empresa Starlink, que é de propriedade de Elon Musk.

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirmou que o ministro Paulo Pimenta jamais falou em rever contratos com a Starlink ou qualquer empresa de comunicação. E que, em conversa com jornalistas, ele sequer mencionou a Starlink.

Fonte: Agência Brasil

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias