Usuários da plataforma X que tiveram os perfis derrubados por ordem do Supremo Tribunal Federal burlaram as medidas de bloqueio para voltar a transmitir ao vivo. A explicação foi dada pelos advogados da rede social em resposta enviada ao ministro Alexandre de Moraes.
Um relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil ainda conseguiam fazer lives e interagir com outros usuários.
A defesa da rede social afirmou que não desbloqueou ou reativou qualquer perfil alvo de decisão judicial. Disse que os usuários identificados pelos policiais possuem “histórico de tentar burlar, incessantemente, as medidas de segurança implementadas”. Eles usam diferentes estratégias, como a criação de novas contas e o uso de fragilidades do sistema para manter as atividades.
A Polícia Federal também disse que, dependendo do aparelho de acesso, o bloqueio era driblado ou não. Por exemplo, no computador, a pessoa não conseguia fazer nada, mas pelo celular, a função de live continuava funcionando.
Os advogados afirmaram que isso ocorreu por uma “falha técnica temporária, isolada e imprevisível”. E que as operadoras da rede, que fazem a gestão do sistema, foram informadas para consertar o problema.
Nós entramos em contato com o escritório que representa a plataforma X, mas os advogados não quiseram se manifestar.
Fonte: Agência Brasil