- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalQuinze dias para abrir mais 92 leitos em hospitais públicos

Quinze dias para abrir mais 92 leitos em hospitais públicos

GDF acelera as novas instalações em unidades de saúde para reforçar atendimento aos infectados pela covid-19

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai abrir mais 92 leitos para tratamento da covid-19 nos próximos 15 dias. Desse total, serão 38 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 de enfermaria.

A novidade foi anunciada pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, na tarde desta segunda-feira (5), em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti.

“Temos a previsão de entrega desses novos leitos, sem contar os 300 que serão abertos nos três novos hospitais de campanha. Esses já estão na programação e as obras das unidades estão bem adiantadas”, explicou Rocha.

As 92 vagas citadas se dividirão entre o Hospital Regional de Santa Maria, Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Além disso, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), leitos em manutenção agora serão desbloqueados para o tratamento específico da doença.

O chefe da Casa Civil destacou ainda que o índice de transmissão da covid-19 na capital tem se mantido estável nos últimos dias.

Ele está em 0,91, sendo que o ideal é estar abaixo de 1.

Mais 10 mil doses vão chegar

Durante a coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que há a previsão de chegada de 10 mil doses de vacinas na próxima quarta-feira (7).

No entanto, ainda não são conhecidas as orientações do Ministério da Saúde para a aplicação dos imunizantes — se para primeira dose ou a segunda.

Uma nota informativa da pasta vai orientar qual deve ser o procedimento.

No momento, está sendo aplicada a segunda dose em públicos prioritários.

Além dos agentes das forças de segurança do DF, que começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (5), entre eles policiais militares e civis, militares do Corpo de Bombeiros e policiais penais.

Cerca de 2.600 vacinas já foram destinadas a esses profissionais nesse primeiro momento.

A Secretaria de Saúde informou que segue a orientação do governo federal e que está priorizando agora quem vai receber a segunda dose.

“É um processo muito cuidadoso da secretaria para que a gente possa preservar todas as pessoas que estão sendo vacinadas e que a imunização aconteça de maneira correta”, pontuou Okumoto.

Um levantamento feito pela equipe técnica da Secretaria de Saúde aponta que o DF recebeu um percentual de 18,4% de vacinas em relação ao tamanho de sua população.

O estudo leva em conta números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2020.

“Temos sete estados que já receberam até 26%. Por isso, já solicitamos ao Ministério da Saúde que reveja o quantitativo em relação ao Distrito Federal. Até porque há muitas pessoas de outros estados, de cidades do Entorno, que vieram receber a vacinação aqui”, finalizou o secretário de Saúde.

*Com informações da Agência Brasília

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias