A partir de hoje (04) bares e restaurantes do DF estão autorizados a funcionar após 23h, horário estabelecido pelo Governador Ibaneis Rocha em dezembro de 2019.
O Decreto nº 41.764, publicado no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (4), além de ampliar o horário de funcionamento, reforça e amplia os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.
A partir de agora, além de outras regras que estão em vigor, como o distanciamento entre pessoas e a higienização de cadeiras e mesas, os estabelecimentos terão de instalar pias de fácil acesso aos frequentadores, com a oferta de sabonete líquido, papel toalha e lixeira sem acionamento manual.
No decorrer do balcão de serviço, deverá ser oferecido álcool gel 70% aos clientes.
A mudança para que os bares e restaurantes do DF possam a voltar ao seu horário normal se deu pelo fato de o DF ter começado a colocar em prática o seu plano de imunização contra a Covid, que deve alcançar até o final de fevereiro toda faixa etária mais vulnerável da população.
Outros fatores que influenciaram a decisão foi a disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e a garantia por parte dos estabelecimentos de cumprirem as regras básicas de segurança contra aglomeração nestes ambientes.