O Distrito Federal registrou o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mês de Setembro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda foi de 47% e passou de 34 para 18 vítimas.
A Secretaria de Segurança Pública divulgou um balanço que mostra que em 2021 esses crimes seguem em queda, após dois anos de redução recorde — 2019 teve os menores índices de homicídios dos últimos 35 anos e os de 2020 foram os menores dos últimos 41 anos.
“Neste ano buscamos ações inovadoras e pontuais para que o decréscimo dos crimes permanecesse no DF, pois a comparação é com nossos próprios números, que são baixos em relação ao já registrado e em relação à média nacional”, explica o secretário.
De acordo com o secretário, “com o apoio e a confiança do governador Ibaneis Rocha ao DF Mais Seguro, temos conseguido avançar em nossas ações e em resultados podem ser conferidos mês a mês, com reduções criminais históricas.”
O trabalho conjunto das forças de segurança também é essencial para o decréscimo alcançado, reforça Julio Danilo.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) também contribuiu para a redução criminal, como afirma o comandante-geral da corporação, coronel William Bomfim, “na medida em que atende as ocorrências com o menor tempo de resposta dos Corpos de Bombeiros do Brasil.”
*Com informações da Agência Brasília