Nos últimos 3 anos até o momento, o Governo do Distrito Federal investiu R$ 50 milhões na troca de iluminação nas regiões administrativas (RA’s) da cidade.
A Companhia Energética de Brasília (CEB), instalou cerca de 60 mil luminárias de LED, sendo essas, mais eficazes e econômicas, trazendo uma redução de até 40% na conta de energia dos cofres públicos.
O Cruzeiro foi a primeira RA com a iluminação 100% de lâmpadas de LED. Por meio de um projeto da CEB, 4.572 lâmpadas convencionais foram substituídas, na qual o GDF investiu R$ 3,5 milhões e trouxe benefício para 33 mil pessoas que moram na região.
Além disso, o Guará recebeu 4.270 luminárias de LED, que colaboraram para o aumento da da segurança e da visibilidade no período da noite. Sendo visto de forma muito positiva pela população local.
Entre as regiões administrativas que mais foram beneficiadas com as lâmpadas de LED nos últimos três anos, estão, além de Cruzeiro e Guará, Lago Norte (3.153), Planaltina (3.542) Plano Piloto (6.162), Samambaia (4.737) e Taguatinga (3.522).
Ainda, Santa Maria, Sobradinho, Sobradinho II e Brazlândia receberam mais de 2 mil luminárias cada e Águas Claras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, São Sebastião, SCIA/Estrutural, Sudoeste/Octogonal e Vicente Pires receberam mais 1 mil.
Para o presidente da CEB, Edison Garcia, a iluminação nova melhora a qualidade de vida da comunidade, pois além de aumentar a segurança, o numero de pessoas nos espaços públicos à noite cresce, melhorando o funcionamento do comércio noturno.
Edison Garcia, ainda comenta da importância da iluminação de LED no aspecto econômico, visto que as luminárias duram bem mais, então terão menos manutenções e reposições, descartes e prejuízos. O que traz uma economia significativa no custo de energia elétrica para a iluminação pública do Distrito Federal.