No Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (24), foi publicada a Portaria nº 16, que cria o Programa Realize, iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF).
O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de competências comportamentais, com a finalidade de potencializar a autonomia econômica e pessoal das mulheres assistidas pela Secretaria, na qual muitas estão em situação de vulnerabilidade ou violência.
A secretária da pasta, Ericka Filippelli, comenta que o propósito não é somente o acolhimento, mas empoderar as mulheres e realçar que elas podem ser as protagonistas de suas histórias, para então transformá-las.
Dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), demonstram que as mulheres representam 48% dos microempreeendedores individuais (MEI) e são as “chefes de família” de mais da metade dos domicílios em três regiões administrativas (RAs) de baixa renda do DF.
Sendo assim, o Realize vem para reforçar a relevância de promover ações que ofereçam apoio à formação, à qualificação e ao estímulo em busca da autonomia financeira, afim de ampliar as oportunidades desse público.
Mediante oficinas, workshops, palestras e dinâmicas de aprendizagem, o programa criará espaços de incentivos a desenvolução das habilidades sociais e emocionais, além de oferecer instrumentos para planejamento profissional com interesse no estímulo ao empreendedorismo feminino.
O Realize será aplicado em todas as atuações da pasta, a equipe do programa acompanhará as alunas por, pelo menos, 6 meses após o final do curso, ofertando atendimentos psicossociais individuais para assegurar o cuidado emocional dessas mulheres.
O intuito é empoderar esse público para que possam promover o crescimento individual, tendo mais chances de empregabilidade, engajamento e aptidão em gerirem o próprio negócio.
Para Dênis Reis, coordenador do Realize, o projeto trará uma jornada de autoconhecimento, que potencializará e transformará a perspectiva que as mulheres participantes tem com relação as próprias vidas, para que assim, possam alcançar seus objetivos.
Todas as mulheres do Distrito Federal, sendo maiores de 18 anos, podem participar do programa a partir de encaminhamentos feitos pelas equipes da Secretaria da Mulher e de órgãos associados à rede de enfrentamento à violência de gênero. No entanto, a demanda espontânea também é válida.
A qualificação acontecerá nos espaços Empreende Mais mulher, localizados em Taguatinga e na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia.