- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalA taxa de desemprego no DF completa 11 meses seguidos em queda

A taxa de desemprego no DF completa 11 meses seguidos em queda

Pesquisa da CODEPLAN em conjunto com o DIEESE apontou a criação de 68 mil novos postos de trabalho em fevereiro de 2022.

Após a realização da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN) em parceria com o Departamento Intersindical da Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), conclui-se que o desemprego no DF completou 11 meses seguidos de queda.

De acordo com esse levantamento referente ao mês de fevereiro de 2022, que foi divulgado em transmissão pelo canal da CODEPLAN pelo YouTube, foram criados 68 mil novos postos de trabalho, superando a marca de 51 mil pessoas que se lançaram ao mercado de trabalho em busca de emprego.

Em um trimestre historicamente negativo, a taxa de desemprego se manteve estável em relação aos meses anteriores e reduzindo no comparativo com fevereiro de 2021.

O mês de fevereiro, que é reconhecido por feriados e encerramento de férias acadêmicas e escolares, que impactam diretamente os setores de transportes e serviços, apresentou um leve reaquecimento do mercado e aumento das taxas de ocupação no DF.

“No trimestre encerrado em fevereiro, o mercado de trabalho no DF apontou estabilidade da taxa de desemprego na relação com o mês anterior e importante redução no confronto com fevereiro de 2021. Este é um período em que, tradicionalmente, o desemprego cresce, portanto, não é algo banal”, afirma a economista Lucia Garcia, técnica do DIEESE.

Contudo, em que pese o aumento do número de pessoas empregadas no mercado de trabalho, a renda média do trabalhador no Distrito Federal diminuiu, com maiores índices no setor público (12,8%), assalariados (10,8%) e o setor privado com carteira assinada (5,1%), resultando numa redução do número de ocupados nas áreas domésticas com o rearranjo dos gastos familiares.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias