- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalSecretaria da Mulher inaugura o primeiro Espaço Acolher em Samambaia

Secretaria da Mulher inaugura o primeiro Espaço Acolher em Samambaia

A proposta é receber qualquer pessoa de portas abertas e por demanda espontânea de homens e mulheres envolvidos com violência doméstica e familiar.

Nesta quarta-feira (30) às 9h30, a Secretaria da Mulher inaugurará, em Samambaia, o Espaço Acolher – Nafavd. Será a primeira unidade no Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds) que irá funcionar permitindo a qualquer cidadão a busca em atendimento e acompanhamento de forma espontânea.

A diferença desse espaço é que anteriormente as vítimas e autores de violência precisavam ser encaminhados pelo Poder Judiciário ou pelo Ministério Público, agora qualquer um pode procurar ajuda.

A proposta do Espaço Acolher- Nafavd é de atender homens e mulheres envolvidos em situações de violência doméstica e familiar contra pessoas do sexo feminino, sendo tipificado pela Lei Maria da Penha.

A ideia é incentivar a construção de projetos que irão promover a superação da condição de violência, além do desenvolvimento de capacidades e oportunidades, com a intenção de conseguir a autonomia pessoal e socioeconômica dos envolvidos.

A Secretaria da Mulher também disponibiliza uma equipe especializada que atua na reabilitação, educação e esclarecimento de agressores de violência doméstica e familiar. O objetivo é suscitar reflexões sobre questões de gênero, bem como estimular a comunicação e a expressão de sentimentos. Ainda, compreender o que diz a lei, a fim de romper o clico da violência doméstica.

Além disso, ainda serão oferecidos serviços de acolhimento, com escuta qualificada, atendimentos individuais ou em grupo, acompanhamento com psicólogos e monitoramento após a saída do projeto. Em caso de necessidade, poderá haver encaminhamentos para outros órgãos da rede de enfretamento a violência doméstica.

Não só Samambaia receberá uma unidade do Espaço Acolher-Nafavd, outras quatro cidades do DF já estão com editais de chamamento púbicos para locação de imóvel: Santa Maria, Planaltina, Sobradinho e Paranoá.

A secretária da pasta, Ericka Filippelli, reforça a importância do projeto, pois agora será possível conhecer de perto os serviços oferecidos e facilitará o atendimento a qualquer homem que procurar ajuda, sendo um ganho para toda a população.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias