A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), para dar mais conforto e segurança para quem utiliza o transporte público coletivo, fez a manutenção de 46 abrigos de ônibus: 4 em Arniqueira, 3 na Candangolândia, 9 no Núcleo Bandeirante, 6 no Riacho Fundo e 24 em Taguatinga.
De responsabilidade de uma empresa terceirizada, a manutenção dessas paradas já acontecem desde 2021.
O contrato prevê a implantação de 425 abrigos, a manutenção de 650 e a substituição de outros 100 em todo o Distrito Federal.
Além das reformas citadas, a pasta está construindo abrigos novos em locais onde a demanda é maior. 84 abrigos já foram implantados em Samambaia, 9 em Vicente Pires e 7 em Sol Nascente/Pôr do Sol.
Outras cinco regiões administrativas (RAs) já começaram com as obras de novas 64 estruturas, são elas: Taguatinga (26), Recanto das Emas (14), Ceilândia (13), Santa Maria (7) e Estrutural (4).
Segundo o subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa, todas as RAs receberão novas estruturas ou terão manutenção nos abrigos existentes.
“Os abrigos antigos estão passando, gradativamente, por readequação, recebendo nova pintura e melhoria da cobertura, bem como a implantação de calçada, rampa de acesso e piso tátil, seguindo as normas de acessibilidade”, informa o secretário da Semob, Valter Casimiro.