Neste dia 12 de abril, que é comemorado o Dia do Obstetra, a Secretaria de Saúde (SES) homenageia o desempenho dos profissionais que acompanham toda a gestação, do pré-natal ao pós-parto.
O Hospital Regional do Gama (HRG) vem se destacando como referência em assistência às gestantes consideradas de alto risco. Com uma atuação ímpar na cidade e na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).
No ano passado, foram atendidas 1.266 mulheres com pré-natal de alto risco, além disso, a unidade de saúde registra que foram feitos 4.971 partos no mesmo período, sem nenhuma morte materna.
Segundo o Manual de Gestação de Alto Risco, do Ministério da Saúde, para identificar maior risco na gravidez, algumas condições clínicas são mais relevantes, como: características individuais, condições sociodemográficas, história reprodutiva anterior, condições clínicas prévias à gestação, intercorrências clínicas ou obstétricas e doenças infecciosas na gestação.
Diante disso, a responsável técnica da obstetrícia no HRG, Alexsandra Ramalho da Costa Arume, pontua: “O pré-natal é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê e a redução dos riscos para gestante”.
Os servidores do hospital, em novembro do ano passado, participaram da 3ª edição do treinamento de instrutores da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia no Brasil, programa elaborado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Esse treinamento capacita equipes multidisciplinares, qualifica e as organiza para enfrentar as emergências obstétricas.