Patrimônio imaterial do Distrito Federal, a Via Sacra de Planaltina voltará a ser presencial depois de dois anos de interrupção devido a pandemia de Covid-19.
Marcada para sexta-feira (15), a partir das 14h, a encenação da morte e ressureição de cristo já movimenta a comunidade pelos ensaios e o fato de voltar a ser ao vivo, gera emoções e expectativas dos participantes e da população.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Senec), está apoiando com R$ 800 mil através de um termo de fomento com a Instituição Grupo Via Sacra.
A encenação terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da organização. Além disso, são esperadas mais de 100 mil espectadores no Morro da Capelinha e nas mídias sociais.
Neste ano, será implementada uma tela de LED de 10×6 metros na entrada para exibir duas encenações extras: domingo de Ramos, às 13, e Santa Ceia, às 14h, ambas serão transmitidas pelo canal oficial no Youtube.
A partir das 16h, se iniciará os julgamentos: religioso de Cristo por Anás e Caifás, seguido pelo político por Herodes. Em seguida, se abrirá as tradicionais 15 estações, o término está previsto para 20h30.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressalta: “Bem imaterial tombado do GDF, a Via Sacra ao Vivo de Planaltina é uma das mais importantes do gênero no país, com impacto na economia local de Planaltina e no turismo do DF. Neste ano, a celebração ganha outros tons com essa emoção do retorno ao local que há quase 50 anos emociona gerações de espectadores”.
Como chegar
Para chegar o local, o Detran organizou duas rotas de acesso. Sendo a primeira destinada para os pedestres e veículos com credenciais. A segunda será para ônibus e demais veículos.
Ainda, os agentes de trânsito conduzirão os veículos para um dos dois estacionamentos: o geral, designado para produção e figurantes e o reservado para às pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Importante frisar que nesse segundo acesso, haverá uma rota de emergência em caso de necessidade.