- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalSecretaria de Educação do DF apresenta Plano de Urgência pela Paz nas...

Secretaria de Educação do DF apresenta Plano de Urgência pela Paz nas Escolas a secretários de todo país

Reunião do CONSED abordou temas como a violência escolar e a necessidade políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação.

Foi realizada nesta segunda-feira (18), em Brasília, a reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED).

Os principais temas abordados na ocasião foram a violência escolar, que é cada vez mais recorrente em vários estados do país, e a necessidade de políticas intersetoriais para o enfrentamento da situação.

Na ocasião, a secretária de Educação Hélvia Paranaguá representou o Distrito Federal. A titular da SEEDF foi convidada pelo presidente do CONSED, Vitor de Angelo, a falar sobre o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas.

Esse plano chamou a atenção dos participantes por ter sido construído em articulação que envolve diversas pastas, reunindo secretarias de Educação, de Segurança, de Saúde, de Justiça e Cidadania, de Esporte e Lazer, e de Juventude.

Nesse sentido, essa iniciativa foi levada de imediato às 126 escolas nas quais foram detectadas os maiores números de casos de brigas e agressões entre estudantes. Dentre as ações tomadas, se destacam as práticas de saúde integrativas, como o programa de Saúde Escolar, e as práticas integradas complementares, que envolvem atendimento com psicólogos e debates entre os alunos.

No mais, além dos programas mencionados, outra ação que será realizada é o Caderno de Convivência Escolar e Cultura de Paz, que estará em todas as escolas do DF nessa semana.

A ação preventiva contará com revista nos pertences dos estudantes e das salas de aula, sempre que solicitada pelas direções escolares, além do reforço no policiamento, com apoio do Batalhão Escolar, e de rodas de conversa e atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

Nesse contexto, Vitor de Angelo, presidente do CONSED, exaltou a importância do colegiado e recordou que durante o período da pandemia da Covid-19 ficou claro o papel articulador e agregador do Conselho: “O CONSED está inteiramente à disposição de todos os secretários estaduais de Educação, para facilitar a gestão também nesses meses finais. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir”, afirmou.

Finalmente, durante a reunião do CONSED, que foi a segunda ordinária e a primeira presencial do ano, cada um dos participantes fizeram um rápido balanço sobre suas gestões e refletiram sobre os planos para os próximos meses. Além disso, o encontro proporcionou que os novos secretários se apresentassem aos demais, visto que nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, os antigos titulares saíram para concorrer nas eleições de 2022.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias