Foi realizado na manhã desta quinta-feira (21), a 7ª etapa do Circuito de Passeio Ciclístico do Detran nas Regiões Administrativas (RA’s), em edição especial homenageando o aniversário de 62 anos de Brasília.
Promovido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), o evento contou com a participação de aproximadamente mil ciclistas.
O percurso consistiu em fazer a volta completa na pista externa do Parque da Cidade no sentido horário, percorrendo 12 km, e retornando ao Estacionamento 13, onde fica localizada a Administração do Parque.
Antes do início do passeio, os participantes foram convidados a realizar um minuto de silêncio em memória a Hilberto Oliveira da Silva, 47 anos, e da esposa dele, Vera Lucia da Cruz Sampaio, 42, ciclistas atropelados no dia 17 deste mês, em Santa Maria. A homenagem se procedeu com aplausos e sirenes.
Nesse sentido, o diretor-geral do Detran-DF, Thiago Nascimento, ressaltou que o Departamento trabalha incessantemente para preservar vidas no trânsito: “Gostaria de dizer a vocês que o Detran está trabalhando dia e noite para evitar que situações como essa de Santa Maria ocorram nas vias da nossa cidade. Este passeio é um ato simbólico, ainda mais no dia de hoje, em que Brasília completa 62 anos, e estamos colocando 1.000 ciclistas nas ruas. Isso mostra que eles são muitos e têm que ter o seu espaço respeitado pelos demais condutores”, destacou o diretor.
Visando a segurança do evento, que contou com a presença de várias crianças, a Diretoria de Fiscalização de Trânsito do Detran-DF acompanhou os participantes durante o percurso, com equipes destacadas em viaturas operacionais de duas e quatro rodas, helicóptero e drones, contando ainda com servidores dessa Diretoria que realizaram ações educativas e orientações em um espaço infantil que foi instalado.
Ao fim, foram sorteadas três bicicletas, que foram doadas pelo Correio Braziliense, Rádio Clube FM e TV Brasília, para os inscritos e que estavam presentes no momento do sorteio. Os ganhadores foram os ciclistas Álvaro Sanclair de Melo, Eliane Valim e Rogério Martins de Siqueira.