A Educação em Tempo Integral tem como propósito oferecer uma gama maior de possibilidades dentro do ambiente escolar. O projeto contempla, atualmente, 200 escolas e beneficia 33 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Nas escolas que possuem essa opção, as crianças e adolescentes permanecem durante todo o período matutino e vespertino. Além das aulas regulares, há atividades que visam a inovação, tecnologia e sustentabilidade.
Como forma de ilustrar, a Escola Classe 15 (EC 15) de Ceilândia desenvolveu uma horta que é cuidada pelos alunos em período integral, eles participam do processo de plantio, cultivo, colheita e fazem conexão com conteúdos didáticos trabalhados em sala de aula.
A iniciativa tem conquistado os estudantes, segundo ressalta o aluno Gabriel: “Eu tenho alimentação mais saudável aqui na escola do que na minha casa, porque acabo participando de alguns momentos e resolvo provar os alimentos. Eu gosto de ficar o dia todo na escola”.
Além da horta, a escola também traz projetos que buscam ensinar sobre a sustentabilidade, informática, leitura, desenvolvimento social e pessoal. Essas propostas também fazem parte das demais unidades que formam a Educação em Tempo Integral na rede pública, sempre buscando estimular as várias habilidades dos estudantes e interligar conhecimentos.
Além disso, a Escola em Tempo Integral propõe melhorar os rendimentos em matemática e língua portuguesa, bem como diminuir a evasão e o abandono escolar.
Ainda, os estudantes contam com todo um acompanhamento pedagógico e fazem todas as refeições enquanto permanecem no ambiente escolar. Para aqueles que estão no ensino médio, há iniciativas ligadas ao projeto de vida, ao mundo do trabalho e aos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio, como criatividade, iniciação científica e empreendedorismo.