A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) retorna nesta segunda-feira (2) a consulta direta pelos usuários ao acervo de 31.169 títulos.
Até esse momento, os empréstimos eram realizados pelo sistema online da biblioteca e com agendamento por e-mail para a busca do material reservado.
No caso do usuário ir à BNB presencialmente, os livros poderiam ser obtidos por intermédio dos servidores, que são os únicos que possuíam autorização para poder entrar no espaço das estantes.
O que justifica os usuários poderem ter acesso a consulta direta dos livros é a queda na taxa de transmissão do coronavírus e o baixo risco de contaminação pelo manuseio de livros.
Conhecido como BNB Geek, o espaço interativo também retorna a partir desta segunda-feira. Espaço composto de HQ’s, mangás, jogos eletrônicos e de tabuleiro.
A diretora interina do equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Mariana Greenhalgh, comenta: “A abertura desses acervos é uma forma de aproximar a sociedade da leitura, da literatura, do conhecimento e, no caso do Geek, do lazer, de que também estamos precisando depois do longo período de isolamento social”.
Além disso, a Audioteca também volta a funcionar, formada por áudios de livros para deficientes visuais, pessoas com falta de sensibilidade na ponta dos dedos para leitura em braille e portadores de condições como a doença de Parkinson. São disponibilizados 123 títulos diferentes, com autores renomados como: Manuel de Barros, Pedro Bandeira, Paulo Freire, Agatha Christie, Augusto Cury, Stephen King e José Saramago.
Ainda, há o retorno dos acervos especiais que são compostos pela “Coleção de Documentos Históricos Brasileiros” (94 títulos), voltada à memória nacional; a “Coleção de Obras Raras” (408 livros), e a “Coleção Cultural”, de memória institucional, com publicações da Secec e que tiveram incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), contando 60 obras. No entanto, para o acesso, é necessário o agendamento das visitas.
No planejamento da reabertura, ainda há o Espaço Infantil, que possui oficinas de contação de histórias e orientação pedagógica sobre quais obras são mais adequadas para cada fase do desenvolvimento infantil.
A sala ainda é equipada com mesas para desenhar e pintar, espaço para jogos e atividades educativas, além de um acervo de livros e gibis, que somam quase 3 mil títulos.
Biblioteca Nacional de Brasília
– Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábado e domingo, das 8h às 14h.
– Endereço: Setor Cultural Sul – SCTS Lote 2 Ed. Biblioteca Nacional de Brasília.
– Telefone: (61) 3325-6257
– E-mail: bnb@cultura.df.gov.br