Um dos templos do cinema nacional, o Cine Brasília, terá uma nova programação, em breve.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), nesta quarta-feira (4), divulgou o resultado final do Edital nº 1/2022, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na qual a organização da sociedade civil (OSC) chamada Box Companhia de Arte foi selecionada para gestão compartilhada no espaço.
A Box Companhia de Arte irá receber R$ 2 milhões para investir no desenvolvimento de estratégias e ações junto com a Coordenação Gestora do Cine Brasília.
Atualmente, a bilheteria do cinema enfrenta dificuldades, já que aceita somente dinheiro em espécie, sendo um obstáculo para adesão do público aos filmes que são exibidos. A ideia é que a OSC pense em iniciativas que melhorem esses problemas corriqueiros, por exemplo.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressaltou: “Essa gestão compartilhada é importante porque vai cuidar não apenas da programação do Cine Brasília, mas também de sua estrutura operativa, possibilitando que mais pessoas possam ter acesso a filmes de qualidade e a baixo custo”
O certame entra agora na etapa de habilitação. A Box Companhia de Arte tem um prazo de cinco dias, a contar da data de convocação, para apresentar os documentos de habilitação, visando a homologação do resultado final.
Após a assinatura do termo de colaboração, a OSC selecionada irá realizar atividades que vai além da programação de filmes, mas também, o lançamento de livros que possuem como temática o audiovisual, exposição de fotografias e cartazes, e as recorrentes mostras de cinema que tem parcerias com embaixadas.