- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPesquisa expõe um panorama da sociedade brasiliense

Pesquisa expõe um panorama da sociedade brasiliense

Em um período de 2 anos foram ouvidas 86 mil pessoas pela Codeplan. A pesquisa traz novidades com perguntas sobre a população LGBTQIA+ e Pets.

O Governo do do Distrito Federal (GDF), através da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), divulgou, nesta segunda-feira (9), os resultados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021.

A Codeplan, por um período de dois anos, ouviu 86 mil pessoas e traçou as necessidades, comportamentos e interesses da população da capital, seja no Plano Piloto ou nas outras 32 regiões administrativas.

Para o governador Ibaneis Rocha, a pesquisa é de extrema relevância: “Ninguém desenvolve políticas públicas se não tiver dados precisos. Então, a melhor maneira de não errar é sendo balizado por uma coleta perfeita de dados que sinalize quais as demandas e anseios da população”.

O relatório apresentado na cerimônia de lançamento da pesquisa, conta com um conjunto que aborda as características demográficas dos residentes da cidade, como migração, saúde, educação, trabalho e renda.

Já o segundo conjunto alude os dados sobre infraestrutura dos domicílios e proximidades, os serviços domiciliares, os inventários sobre bens, os locais de compras da população, animais domésticos e situações de insegurança alimentar.

Breve perfil do morador de Brasília

É estimado que o DF conte com 3.010.881 habitantes, com renda média renda domiciliar de R$ 6.329,14. Desses, 57,4% se autodeclaram negros, 18,5% possuem algum tipo de deficiência e 46,5% são casados.

Quando o assunto é educação, 36,3% dos habitantes possuem ensino superior completo e 69,6% estudam em instituições públicas de ensino.

Além das tradicionais questões, o questionário trouxe perguntas sobre sexualidade e gênero, no qual 3,8% da população se declara LGBTQIA+ e sobre a existência de animais domésticos, sendo que das casas entrevistadas, 41,9% cachorros, 11,1% têm gatos, 5 % aves e 2,3% peixes.

Os carros são os principais meio de transporte dos brasilienses: 52,5% fazem uso do automóvel enquanto 38,1% utilizam ônibus para chegar ao trabalho.

A pesquisa apontou que 40,7% trabalham no Plano Piloto e 40,4% trabalham na RA de sua residência. Sendo que a PEA, População Economicamente Ativa, é de 58,9% e somente 32,5% usufruem de plano de saúde privado.

Na cidade, 15% da população vive sozinha, 13,7% são casas com mães solteiras; 23,6% são de casais sem filhos; e 34,5% de casais com filhos.

Desses lares, 99,0% possuem acesso à internet; 40,4% contam com TV por assinatura, número inferior aos lares que possuem serviços de streaming (61,6%). Do total da população, 21,6% usufruem de serviços domésticos prestados por diárias ou mensalistas.

Participaram da cerimônia de lançamento do Pdad, além do governador e do presidente da Codeplan, o secretário de Governo José Humberto Pires e os deputados distritais Agaciel Maia e Fernando Fernandes, entre outras autoridades políticas do DF.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias