- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCeilândia receberá nova ciclovia em agosto

Ceilândia receberá nova ciclovia em agosto

Com investimento de aproximadamente R$ 56 milhões, nova pista exclusiva para bicicletas terá 2,3 km de extensão.

O Setor de Indústrias da Ceilândia está próximo de receber uma nova ciclovia. A pista exclusiva para bicicletas, que conta com 2,3 km de extensão, conectará os pontos de ônibus e as duas praças da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE).

A obra teve início em junho de 2019, e com 80% de sua execução completa, a inauguração está prevista para 29 de agosto. É o que estima o engenheiro responsável pelo contrato, Rafael Siqueira de Brito. “Os principais beneficiados serão os funcionários que trabalham no Setor de Indústrias e os moradores do Sol Nascente”, ressalta.

Nesse caso, estão sendo investidos R$ 56.056.401,00 para a construção da ciclovia. A obra faz parte do programa Pró-Cidades e todos os valores envolvidos foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Diante do exposto, a malha cicloviária do Distrito Federal alcançou a marca de 633,49 quilômetros em março, valor que representa o segundo maior índice do país. Com uma extensão que passa por 28 Regiões Administrativas (RAs), a capilaridade reflete diretamente na segurança do trânsito.

De acordo com Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade, o número de ciclistas mortos nas ruas do DF caiu em 53% de 2011 até 2020. A meta até 2030 é reduzir em 50% os índices atuais.

“O governo vem investindo em infraestrutura cicloviária para fomentar uma mobilidade mais humana e sustentável, ampliando e democratizando o acesso à cidade. A meta do GDF é ampliar as conexões cicloviárias, interligando os bairros e as regiões da cidade, facilitando o deslocamento dos ciclistas com mais segurança e conforto”, avalia o secretário.

Nesse sentido, o administrador da Ceilândia, Cláudio Ferreira, pondera que os benefícios da malha cicloviária vão além da segurança, pois representam uma benesse para a natureza e a saúde das pessoas.

“Essas pistas exclusivas incentivam o uso mais frequente da bicicleta como meio de transporte. É bom para a natureza e para a saúde, que tem sofrido nesses tempos de sedentarismo”, conclui Ferreira.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias