O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o processo de escolha da empresa que terá a responsabilidade de realizar a segunda edição do Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil.
Essa iniciativa, que contará com aporte de R$ 250 mil, será gerida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) a ser selecionada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC), em todas as fases do concurso a partir de um termo de colaboração.
Assim sendo, o edital de chamamento público foi publicado na sexta-feira (20). Para as empresas interessadas em realizar o evento, as inscrições começam nesta segunda-feira (23) e deverão ser feitas até as 18h de 22 de junho, a partir do envio da proposta de inscrição para o e-mail protocolo@cultura.df.gov.br.
Nesse sentido, o Concurso de Poesia Candanguinho vai premiar 30 poesias com temática livre, em língua portuguesa, produzidas por crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A premiação, que está prevista para o segundo semestre, será dividida em três categorias: de 6 a 12 anos, de 13 a 17 anos e para pessoas com deficiência (PcD).
Para participar, os jovens escritores precisam ser residentes do Distrito Federal. Também nos critérios de seleção, serão avaliados a originalidade, a criatividade, o uso adequado da linguagem própria da poesia e o limite de até 300 palavras por texto.
Por fim, as poesias vencedoras serão publicadas em uma coletânea nos formatos de livro impresso, em braille e em audiolivro. Os três primeiros colocados receberão, além de dez exemplares da obra impressa, um smartphone, um tablet e um leitor de e-book, respectivamente.
“O Candanguinho veio para ficar. É um desafio de estímulo à leitura, à escrita e à criatividade desse público mais jovem, um importante começo para esse despertar da literatura e da poesia como uma forma de expressão”, ressalta Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa.
Edição anterior
A primeira edição do Candanguinho, que teve sua premiação realizada no dia 17 de setembro de 2021, recebeu uma solenidade que se iniciou no Museu Nacional da República (MNR), prosseguiu em uma visita guiada na Biblioteca Nacional de Brasília e finalizou o passeio com um brunch na Praça da Língua Portuguesa.
Na oportunidade, foram registradas 180 inscrições pela SECEC, das quais 30 crianças e jovens, de 6 a 17 anos, foram premiadas. A cerimônia se destacou pela qualidade dos textos vencedores.
“O sucesso do I Candanguinho, realizado no ano passado, quando as crianças ainda estavam em casa, veio mostrar que a secretaria está no caminho certo ao executar a política de valorização da leitura e escrita. Com isso, estamos contribuindo para a formação dos futuros guardiões da nossa língua”, exaltou a assessora de Relações Internacionais da SECEC, Beth Fernandes.
“Esperamos repetir o mesmo sucesso de adesão que tivemos na premiação do ano passado, quando pudemos constatar o enorme talento dos nossos jovens poetas”, complementa Aquiles Brayner, subsecretário de Patrimônio Cultural da SECEC.