- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalProfissionais da educação são orientados quanto ao acompanhamento de alunos com diabetes

Profissionais da educação são orientados quanto ao acompanhamento de alunos com diabetes

Diabetes nas Escolas, uma iniciativa do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh), curso está com sua primeira edição na regional de ensino de Taguatinga até 7 de junho.

Parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) criou o curso Diabetes nas Escolas. Que orienta e capacita os profissionais da rede pública de ensino do DF com relação aos direitos e deveres das instituições de ensino e dos estudantes com a doença.

Voltada para a regional de ensino de Taguatinga, a primeira edição do curso teve início em 12 de abril e segue até 7 de junho.

Todos os anos a Secretaria de Educação faz o mapeamento dos estudantes com necessidades alimentares específicas, o que inclui a diabetes tipo I. O último Censo Escolar no DF foi feito em 2020, na qual 217 alunos tinham a doença na rede pública e particular conveniada no Distrito Federal.

Dessa forma, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) teve a iniciativa de promover o curso após a Diretoria de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais (Diaspe), da Secretaria de Educação, dividir as informações sobre os alunos com diabetes.

O curso é composto por nove aulas sendo dois encontros presenciais, é abordado a alimentação saudável, contagem de carboidratos e especificidades da doença.

“Com a capacitação, os profissionais da educação poderão atuar de forma ativa no manejo e na assistência às crianças e aos adolescentes com diabetes tipo I, oferecendo informações confiáveis e ajudando no relacionamento com os colegas. E sabendo identificar as intercorrências, encaminham o aluno para o serviço de referência, conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Saúde”, ressalta Karistenn Brandt, nutricionista da Gesnut.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Marcella Lamounier, salienta a importância do controle da diabetes que envolve um esforço diário e por isso é fundamental o suporte escolar. “Faz a diferença para a continuidade do tratamento e o controle da doença, o que também reflete positivamente no desempenho escolar dos alunos”.

Continue Lendo

Aplicativo inovador fortalece combate à dengue com mapeamento de focos do Aedes aegypti no DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está na etapa final de desenvolvimento do aplicativo “e-Visit@ DF Endemias”, uma ferramenta que promete revolucionar...

Projeto Prato Chef leva alta gastronomia ao Restaurante Comunitário do Varjão

Nesta terça-feira (26), o Restaurante Comunitário do Varjão inaugura o Projeto Prato Chef, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e a...

Comentários

Últimas notícias