Nesta sexta-feira (27), a Ação Mulher no Campo realizou sua 17ª edição e contemplou mulheres que moram no Núcleo Rural Radiobrás, em Brazlândia.
O intuito é assistir mulheres que não possuem o costume de irem até a área urbana. A ação presta serviços como exames de vista, agendamento da retirada do RG, consultoria jurídica e até ajuda pra sair do desemprego.
O projeto é iniciativa da Secretaria da Mulher e conta com a parceria de vários órgãos do GDF para atender as demandas das residentes no campo. A ação em Brazlândia atendeu cerca de 500 pessoas.
A secretária da Mulher, Vandercy Camargos, ressaltou: “Entendemos que o deslocamento dessas mulheres é mais complicado. E o governo deve estar onde a comunidade precisa”
Além dos serviços básicos, o projeto também conta com uma atenção especial às agricultoras. Técnicos da Secretaria da Agricultura deram orientações sobre o plantio e uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) fez o cadastramento de agricultoras interessadas e receber consultoria técnica.
“Quando levamos essa assistência até as mulheres da zona rural, elas conseguem entender melhor o espaço que ocupam na sociedade”, ressaltou Simone Barros, chefe da Diretoria de Mulher Rural.