Deu-se início nessa quarta-feira (8) pelo Serviço Veterinário Público (Hvep), administrado pelo Instituto Brasília Ambiental, a campanha Junho Vermelho, que tem o intuito de incentivar o cadastro de pets como doadores de sangue.
A campanha busca apoio da comunidade para salvar vidas dos pacientes que estão no Hvep, principalmente aqueles que estão em tratamentos de doenças, procedimentos cirúrgicos e atendimento a vítimas de acidentes.
Apesar da unidade não possuir um banco de sangue, o cadastro já é uma alternativa efetiva para a demanda de cerca de 30 transfusões mensais.
“Nosso objetivo é incentivar a doação e manter cadastros atualizados. Assim, quando um paciente precisa de ajuda, conseguimos entrar em contato para que o tutor leve seu cão doador para o procedimento”, explica a diretora do Hvep, Mayara Cauper.
Para serem aptos para as doações sanguíneas, os pets deve ter entre 2 e 6 anos, pesar mais de 27kg, ser vacinado e vermifugado e livre de pulgas e carrapatos. Além disso, importante que não tenha tido doença recente e que seja um animal dócil.
Os tutores que possuem interesse em cadastrar seu pet, devem entrar em contato pelo Whatsapp no número (61) 99938 5316.
O Serviço Veterinário Público oferece atendimento gratuito para cães e gatos de segunda a sexta. O agendamento de consultas nas especialidades clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia é realizado no sistema Agenda DF.
No entanto, para emergência, o agendamento é dispensado e acontece diariamente, basta ir à unidade das 7h30 às 15h.