- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalFestival de Cinema de Brasília retorna ao formato presencial

Festival de Cinema de Brasília retorna ao formato presencial

Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) publica edital de seleção da instituição que coordenará o evento.

Após dois de pandemia da Covid-19, o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro (FBCB) prepara-se para receber novamente o calor das plateias presenciais. O evento é a grande tela da cultura de Brasília e o mais tradicional evento do gênero no país. Anualmente, sendo realizado no Cine Brasília, o festival promove uma intensa interação entre público, cineastas e seus filmes.

Tombado como Patrimônio Imaterial do Distrito Federal em 2007, a ação nasceu em 1965, intitulada como Semana do Cinema Brasileiro, que foi idealizada por iniciativa do historiador e crítico Paulo Emílio Sales Gomes, à época coordenador do primeiro curso superior de cinema, criado na Universidade de Brasília (UnB). O nome Festival de Brasília do Cinema Brasileiro só passou a ser utilizado em 1967.

E, neste ano, os primeiros passos para a realização do evento foram dados nesta terça-feira (7). Com investimento estimado de R$ 2 milhões, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF) lançou o edital de chamamento público visando a celebração do termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil (OSC) para gestão do evento – marcado para o período de 14 a 20 de novembro deste ano.

Nesse sentido, a proposta deve incluir, além das exibições presenciais dos filmes, um ambiente virtual e/ou um canal de TV. Para participar do certame, a OSC precisa ser legalmente constituída no Distrito Federal e ter atuação de pelo menos dois anos.

“É sempre um momento de felicidade anunciar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – nesse caso, voltando ao contato físico, às trocas de impressões e às apostas dos espectadores”, exalta Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa. “Faremos mais uma vez um evento memorável.”

Finalmente, nas últimas duas edições, que foram realizadas de forma virtual em decorrência da situação pandêmica, o FBCB movimentou um público de 1 milhão de pessoas entre o Canal Brasil – canal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no YouTube – e outras plataformas de streaming.

“Esse retorno é mais que desejado, porque a alma do Festival de Brasília está no olho no olho, no boca a boca do fim da sessão, nos aplausos e nas vaias”, avalia a subsecretária de Economia Criativa, Angela Inácio. “Esse DNA volta com força ao nosso templo sagrado, o Cine Brasília.”

Cronograma

Confira, abaixo, o cronograma do edital de chamamento:

– Inscrições: do dia 8 deste mês a 7/7;
– Análise das propostas: 8 a 17/7;
– Resultado provisório: 19/7;
– Recursos: 20 a 24/7;
– Análise dos recursos: 25/7 a 1º/8;
– Resultado final: 3/8;
– Habilitação: 4 a 10/8;
– Conferência da documentação de habilitação: 11 a 17/8;
– Homologação do resultado final: 19/8;
– Convocação da organização selecionada para apresentar o plano de trabalho: 20 a 26/8;
– Análise e aprovação do plano de trabalho: 27/8 a 2/9;
– Emissão de parecer jurídico: 3 a 8/9;
– Contratação: 9/9.

Acesse aqui o edital.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias