O Memorial JK, localizado na Praça do Cruzeiro, em um dos pontos mais altos de Brasília, foi construído para homenagear Juscelino Kubitschek, o 21º presidente da história do Brasil. O Museu do Memorial guarda fotos, objetos pessoais e painéis sobre a vida de Juscelino e a construção de Brasília.
Nesse sentido, visando destacar um dos monumentos mais memoráveis da capital, a Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes), empresa responsável pela gestão da iluminação pública, substituiu no local 200 luminárias convencionais por modelos LED.
As novas lâmpadas potencializam a iluminação pública do museu e da área ao redor. Além disso, também são mais econômicas, na medida que reduzem em até 40% o gasto com energia na conta da Administração Regional do Plano Piloto.
Assim sendo, das 200 novas luminárias de LED, 154 são projetores instalados no solo, que fazem um contraste de luz para evidenciar a beleza das esculturas. Por fim, todos os recursos utilizados para a nova iluminação do Memorial JK são provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), no valor de R$ 209 mil.
“Brasília é lembrada por seus monumentos e arquitetura, então precisamos evidenciá-los no período noturno, trazendo conforto e segurança para quem passeia na capital federal”, exalta Edison Garcia, presidente da CEB.