- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCartão vacinal completo é a melhor defesa contra a covid-19

Cartão vacinal completo é a melhor defesa contra a covid-19

A partir dessa quinta-feira (16) a população de 40 anos ou mais que já possui 4 meses da última dose de reforço, já está apta para a 4ª dose, segunda dose de reforço.

As autoridades de saúde alertam que o ciclo vacinal completo é a melhor arma para combater a covid-19. O Distrito Federal, atualmente, vive um grave problema chamado absenteísmo, que é representado pelas pessoas que não voltaram para tomar as doses de reforço indicadas.

A Secretaria de Saúde (SES) divulgou dados que mostram uma alta taxa de cobertura para a segunda dose ou dose única, mais de 90% para a população acima de 40 anos. No entanto, no caso da dose de reforço os números não chegam a 50% de cobertura na mesma faixa etária.

Importante lembrar que a vacinação começou no DF em 19 de janeiro de 2021. E hoje, 1 ano e 4 meses depois, a população acima de 40 anos já tem acesso à 4ª dose. No caso das pessoas que tomaram o imunizante de dose única (Janssen), já poderia tomar terceira vacina correspondente.

Fabiano dos Anjos Martins, diretor de Vigilância Epidemiológica da pasta, ressalta a importância do reforço: “A vacina tem um período de proteção efetivo que dura em torno de quatro meses. Se a pessoa não está com o sistema vacinal completo, a proteção contra a covid-19 fica fragilizada”.

Dados de 2022, do último boletim especial da secretaria, indicam que os números de mortes pela Covid-19 é quatro vezes menor entre aqueles que estão com esquema vacinal completo na faixa etária de 60 a 69 anos.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes também mostra uma redução significativa, pois chega a ser 13 vezes menor na população com mais de 80 anos e possui todas as doses dos imunizantes.

A secretária de saúde, Lucilene Florência, frisou: “Já está cientificamente provado e é aceito pela literatura que com a proteção vacinal existem casos, mas de menor gravidade”.

E acrescentou: “Lembramos à população que é fundamental completar o seu cartão vacinal. Temos estoque de vacina aqui no DF e o nosso trabalho é para, aos poucos, ir baixando a faixa etária. Vacina boa é no braço, e não na geladeira dos postos”.

 

Continue Lendo

Hospital de Taguatinga se destaca no uso racional de medicamentos e na humanização do tratamento

A utilização incorreta de medicamentos pode gerar riscos graves à saúde. Para reforçar a importância do uso consciente, o Brasil celebra nesta segunda-feira (5)...

ABBP emite nota de repúdio à CPI proposta por Reginaldo Veras sobre suposta “roubalheira dos aposentados”

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de fraudes envolvendo aposentados no Distrito Federal gerou reação imediata da Associação...

Programa de Educação Precoce garante atendimento especializado para crianças com dificuldades no desenvolvimento

A notícia de que estava grávida de gêmeas siamesas unidas pela cabeça abalou profundamente a farmacêutica Camilla Vieira, então com 23 anos. Os desafios...

Compra do Banco Master pelo BRB deve passar por aval da CLDF, aponta parecer

A tentativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de viabilizar a compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) ganhou um...

Maio Amarelo começa com operação que flagra 71 motoristas alcoolizados em Taguatinga

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao movimento Maio Amarelo com uma operação de grande porte em Taguatinga, realizada entre...

Comentários

Últimas notícias