- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCachorro-do-mato-vinagre é acolhido pelo Zoológico de Brasília

Cachorro-do-mato-vinagre é acolhido pelo Zoológico de Brasília

O animal que foi chamado de Rondon, foi resgatado em Mato Grosso e fará companhia a outro da mesma espécie, o Xingu.

Após indicação do programa de conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) recebeu um cachorro-do-mato-vinagre macho de 1 ano e meio.

É um acolhimento importante pois é uma espécie ameaçada de extinção e na natureza há menos de 10 mil indivíduos.

A equipe técnica do Zoo deu o nome de Rondon ao animal. Foi resgatado no estado de Mato Grosso (MT) e, por meio do programa Avião Solidário, foi transportado de forma gratuita de Cuiabá para a capital.

O animal foi recebido pela equipe de fauna do Aeroporto de Brasília e técnicos do Zoológico de Brasília na área de animais vivos do Terminal de Cargas, quando desembarcou no DF nesta quarta-feira (15).

No Zoo de Brasília já existe um animal da mesma espécie, o Xingu, que chegou na cidade em 2017. Como são animais de hábito gregário, isto é, vivem em grupos, logo, o Rondon fará companhia ao Xingu, pois a aproximação dos dois indivíduos é essencial para o bem-estar de ambos.

O diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis, ressaltou: “Os zoológicos são centros de conservação de fauna e devem focar seu trabalho em espécies ameaçadas de extinção, seguindo sempre as recomendações dos programas nacionais e internacionais. Quando falamos em conservação, temos que sempre pensar também no bem-estar dos animais que estão sob nossos cuidados”.

Nesse início o animal ficará em quarentena em um recinto temporário, ainda fora da área de visitação. Passará por exames clínicos e comportamentais e então, começará a adaptação com seu novo companheiro de recinto.

 

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias