Neste domingo (26), Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, assinou uma ordem de serviço para a reforma completa da tradicional Feira do Guará. A intenção é transformar o espaço e garantir maior segurança e conforto aos frequentadores e feirantes.
Com investimento estimado em R$ 1,6 milhão, a obra será executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e já começa nesta segunda-feira (27). Atualmente, a Feira do Guará comporta 646 bancas, que comercializam produtos variados, como vestuário e calçados, alimentos in natura, perecíveis, bebidas e artesanatos.
Assim sendo, o planejamento da reforma da feira inclui a recuperação dos banheiros, dos pisos internos e do estacionamento, além de melhorias na área verde, alambrados e corrimãos. No mais, ainda está prevista a pintura das bancas, além de reparos a serem feitos em pontos prioritários.
Vale lembrar que o Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu mais de R$ 30 milhões na reforma de 28 feiras permanentes, incluindo a do Guará. O pacote de melhorias da Novacap visa oferecer espaços com mais infraestrutura e acessibilidade para os moradores.
”Queremos devolver o espaço para a comunidade, porque sabemos que a praia do brasiliense é a feira nos finais de semana, e queremos todas as feiras equipadas com qualidade, para que possam atender bem as famílias”, ressalta o governador Ibaneis Rocha, que morou no Guará durante sua infância.
No mesmo sentido, explica o presidente da Novacap, Fernando Leite: “A Novacap fez um grande processo licitatório para fazer uma varredura em todas as feiras do Distrito Federal. O governador quer deixar as feiras em melhores condições, para melhorar o atendimento às pessoas e o ambiente de negócios aos feirantes. A feira é frequentada fundamentalmente por famílias”.
Finalmente, nas palavras de Cristiano Jales, que é presidente da Feira do Guará, a reforma é um pedido antigo dos comerciantes, que não foram atendidos por gestões anteriores: “As feiras precisam da ajuda do Estado, e vemos nessa reforma uma forma de fomentar feiras, ajudar os feirantes e melhorar as feiras para a sociedade”.