- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalMetrô-DF lança edital para expansão do ramal de Samambaia

Metrô-DF lança edital para expansão do ramal de Samambaia

De acordo com o projeto, o novo trecho terá 3,6 quilômetros de extensão, com duas novas estações operacionais.

Recentemente, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou um edital de licitação para a expansão da linha 1 do metrô no ramal Samambaia. O processo licitatório prevê a extensão dessa via em 3,6 quilômetros, a partir do Terminal Samambaia.

A obra tem um investimento estimado de R$ 362 milhões, com previsão de duração de quatro anos. A intenção da Companhia é beneficiar mais de 10 mil pessoas com a expansão.

Nesse sentido, no novo trecho haverá duas estações – uma próxima à UPA de Samambaia e outra próxima ao Centro Olímpico, que passará a funcionar como terminal. No mais, também serão instaladas três subestações retificadoras de energia, que reforçarão a capacidade energética do sistema, além de três viadutos e quatro passarelas de pedestres.

Nas palavras do governador Ibaneis Rocha: “A expansão do metrô é uma necessidade da nossa população. Em nosso governo já inauguramos três estações – duas na Asa Sul e uma em Taguatinga – e agora vamos cuidar da expansão da linha buscando melhorar a mobilidade no DF”.

No mesmo sentido, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, exaltou a iniciativa liderada pelo governador Ibaneis de proporcionar ao brasiliense mais conforto e eficiência na sua mobilidade.

“Entendemos que o transporte metroviário é um modal importantíssimo para garantir uma mobilidade mais segura e confortável à população do DF. Continuamos trabalhando na modernização do nosso sistema e, agora, chegou o momento de dar a largada na expansão que os moradores de Samambaia esperam há muito tempo”, afirmou Cabral.

Neste momento, o Metrô-DF conta com 42,5 quilômetros de extensão e 27 estações operacionais – sendo que três delas (EPQ, 106 Sul e 110 Sul) foram inauguradas nos últimos três anos durante a atual gestão do governo. Estima-se que, por dia, mais de 130 mil pessoas usam esse meio de transporte.

E as novidades não param por aqui. O Metrô-DF também está trabalhando no edital de licitação para a construção de uma passarela de acesso à Estação EPQ, que será lançado nos próximos dias. De resto, também já existem estudos para a expansão do Metrô em Ceilândia.

“O transporte sobre trilhos está consolidado como modal mais eficiente. Nosso governo agora anuncia essa expansão, aguardada há mais de dez anos. E não vamos parar por aí: já estamos trabalhando na expansão de Ceilândia”, diz o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias