- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCasa da Mulher Brasileira abre espaço para acolher mulheres vítimas de violência

Casa da Mulher Brasileira abre espaço para acolher mulheres vítimas de violência

O alojamento de passagem fica aberto 24 horas e começa a funcionar a partir dessa quarta-feira (6).

A partir dessa quarta-feira (6), às 10h30, será aberto o alojamento de passagem da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Ceilândia, que vai passar a funcionar 24 horas por dia.

O intuito do espaço é ter um abrigo temporário para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que podem estar acompanhadas, ou não, de filhos. Ao serem acolhidas, as vítimas ficam em segurança até que as providências sejam tomadas e os dados encaminhados para cada caso.

Nesse espaço da Secretaria da Mulher, em parceria com o governo federal, serão acolhidas, prioritariamente, as mulheres em risco iminente de morte ou cuja o agressor tenha descumprido medida protetiva de urgência. Elas podem permanecer no local pelo prazo de até 48 horas.

“Essa é mais uma grande conquista para as mulheres do Distrito Federal. Além de cumprir todas as diretrizes previstas no funcionamento da CMB, estaremos oferecendo acolhimento e apoio, 24 horas por dia, às mulheres que nos procuram. Elas serão atendidas e encaminhadas aos serviços indicados para cada caso, incluindo, agora, o alojamento de passagem”, comemora a secretária da Mulher, Vandercy Camargos.

Procedimentos no local

As vítimas são encaminhadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à  Mulher ou pela equipe de acolhimento e triagem do apoio psicossocial da Casa da Mulher Brasileira.

Ao chegar ao alojamento, a mulher e seus dependentes são alimentados e recebem um kit de higiene pessoal. Fraldas também são distribuídas para aquelas que estiverem com bebês.

O espaço possui 14 camas, cozinha, sala de tevê e uma brinquedoteca. Além disso, durante a estadia a mulher poderá ser encaminhada aos demais serviços oferecidos pela CMB, por exemplo, os atendimentos psicossociais e ações voltadas ao empoderamento econômica.

Após 48 horas no alojamento de passagem, ela deverá ser conduzida à própria residência, para a casa de parentes ou para outro serviço de abrigamento, como a Casa Abrigo.

Em qualquer outra circunstância, caberá ao serviço de apoio psicossocial da Casa da Mulher Brasileira e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher a elaboração, juntamente com a usuária, de um plano de segurança pessoal.

Serviço
Abertura do Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira
Data: quarta-feira (6), às 10h30
Local: CNM 1, Bloco I, Lote 3, Ceilândia.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias