A vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 foi iniciada no Distrito Federal no dia 16 de janeiro. No entanto, ainda não atingiu a cobertura necessária para proteger esse público.
Das 267 mil crianças que estão dentro do público alvo, 117 mil ainda não receberam a primeira dose do imunizante e outros 43 mil estão com a segunda dose em atraso.
A CoronaVac é a vacina disponível para crianças de 5 a 11 anos, com intervalo entre as doses de 28 dias. No caso das crianças imunossuprimidas ou com 5 anos, o imunizante que está sendo aplicado é a Pfizer pediátrica, que possui intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.
Karine Castro, chefe substituta da Rede de Frio Central, relata que há doses suficientes nas unidades básicas de saúde nas quais as crianças são atendidas. “As famílias podem aproveitar o período de férias para atualizar os cartões de vacinação”, sugere.
O diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Fabiano dos Anjos, ressalta que, em 2022, o DF registrou 62 casos de internações de pacientes de 5 a 11 anos por conta da covid-19.
“Os dados evidenciam o acometimento de crianças, inclusive com gravidade. A proteção contra a covid-19 só é conferida por meio da vacinação”, ressalta.
Fabiano dos Anjos lembra ainda a importância da segunda dose. “O esquema vacinal incompleto, além de não proteger as crianças, possibilita inclusive que o vírus, ao ter contato com o organismo, desenvolva mutações, criando assim capacidade de driblar o sistema imunológico”, explica.
Confira lista completa dos locais de vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.