- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF abre licitação para implantar usina fotovoltaica e estações de carga de...

GDF abre licitação para implantar usina fotovoltaica e estações de carga de veículos elétricos

Jardim Zoológico e Jardim Botânico receberão postos de abastecimento para carros movidos a eletricidade.

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. Uma de suas principais vantagens é o fato de se tratar de uma energia renovável e limpa, servindo assim de alternativa aos combustíveis fósseis e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEEs).

Visando promover essa forma de geração de energia, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou um edital de convocação de prestadores de serviços para atuar no projeto executivo e na obra de instalação de sistemas fotovoltaicos. O certame inclui o fornecimento de materiais, de mão de obra e equipamentos.

Nesse sentido, o projeto prevê que a planta central de energia será localizada no Parque Ecológico de Águas Claras, enquanto infraestruturas de menor porte serão instaladas em outras unidades de conservação, que são elas: os parques ecológicos Ezechias Heringer, Dom Bosco e do Cortado, que abriga o Hospital Veterinário de Brasília.

No mais, também está prevista outra medida para contribuir com a sustentabilidade da cidade: duas estações de carregamento de veículos elétricos serão instaladas, uma no Jardim Zoológico e outra no Jardim Botânico de Brasília.

Cabe dizer que a energia gerada pela usina, de aproximadamente 500 kWp, será inserida no sistema de distribuição e compensada de acordo com as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os créditos serão utilizados para abastecer até 41 parques e dez escolas públicas.

Finalmente, essa usina fotovoltaica faz parte da estratégia de promoção de energia limpa no Distrito Federal, prevista no Planejamento Estratégico de 2019 a 2060.

O projeto será viabilizada pelo projeto CITinova de Cidades Sustentáveis no Brasil, executado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos do GDF e apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“A iniciativa trará um modelo mais eficiente para os gastos públicos com energia, com capacidade de ampliação, tornando-se uma excelente referência para outros estados ou municípios”, ressalta Nazaré Soares, coordenadora executiva do projeto CITinova no DF.

Continue Lendo

Compra do Banco Master pelo BRB deve passar por aval da CLDF, aponta parecer

A tentativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de viabilizar a compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) ganhou um...

Maio Amarelo começa com operação que flagra 71 motoristas alcoolizados em Taguatinga

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao movimento Maio Amarelo com uma operação de grande porte em Taguatinga, realizada entre...

Câmara Legislativa homenageia pioneiros da democracia e da construção política do DF

Em comemoração aos 65 anos de Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na última quarta-feira (30), uma solenidade para homenagear personalidades...

Brasília reforça cuidados com pontos turísticos para receber City Tour Cívico

Com a estreia do City Tour Cívico, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou nesta semana os serviços de manutenção em pontos turísticos emblemáticos...

Grupo TEAlogando Oferece Apoio e Orientação a Famílias de Autistas em Taguatinga

Um espaço de escuta, acolhimento e orientação. É isso que o grupo interdisciplinar TEAlogando, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga, oferece...

Comentários

Últimas notícias