Nesta terça-feira (2), completou-se 87 dias sem chuva na capital. Até a próxima semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há nenhuma previsão de chuva.
A temperatura máxima prevista para essa terça foi de 31ºC, com umidade do ar de 15% no período mais quente do dia, entre 14h e 16h.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade fica abaixo dos 30%, já é preciso se manter alerta.
Na segunda-feira (1º), a Defesa Civil emitiu o alerta laranja no DF e passou recomendações para os cuidados com a saúde, como evitar exposição ao sol e reforçar a hidratação.
Francisco de Assis, meteorologista do Inmet, explica que a tendência, na cidade, é que a umidade fique entre 15% e 20% nesta semana. O índice baixo, segundo o especialista, pode ser um anúncio para chuvas rápidas a partir da próxima segunda-feira (8).
“Há uma pequena chance de chuva [na semana que vem] e esse calor pode ser um anúncio, mas ainda não temos certeza. O tempo está mudando muito rápido. Há sinais, mas só saberemos mais pra frente”, diz o meteorologista.
Orientações da Defesa Civil para o período de seca
– Beba água constantemente;
– Faça uma alimentação mais leve;
– Aplique protetor solar, não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas;
– Opte por roupas leves, de preferência de algodão, finas, folgadas e de cores claras;
– O uso de bonés, viseiras, chapéus e óculos escuros, são indispensáveis;
– As sombrinhas e os guarda-chuvas são grandes aliados para se proteger do sol, mas lembre que o seu uso não dispensa o protetor solar;
– Se sentir que a sua temperatura corporal aumentou, molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria.