- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalTaxa de crimes no Distrito Federal segue em queda

Taxa de crimes no Distrito Federal segue em queda

Essa redução conta com o trabalho integrado das forças de Segurança Pública.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apresentou um balanço que indica que a taxa de crimes no DF continua em queda, em comparação com o mesmo período de 2021, quando atingiu-se o menor índice de homicídios dos últimos 45 anos.

De acordo com esse levantamento, a redução desses números é referente aos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que englobam delitos como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Nesse sentido, foram registrados 121 vítimas de CVLIs nos primeiros cinco meses de 2022, o que representa o menor valor dos últimos 23 anos. Em comparação ao ano passado, no qual foram registrados 149 crimes dessa natureza, houve uma redução de 18,8%.

Além disso, no que diz respeito aos números do crime de homicídio, foram registrados 111 casos – a menor marca desde 2000. Esse dado aponta uma redução de 20,1% levando em consideração os 139 homicídios consumados no ano passado.

No mais, outras reduções foram constatadas pela Secretaria de Segurança Pública, como é o caso das tentativas de homicídio, de 250 para 219 (-12,4%); de latrocínio, passando de 88 para 41 (-53,4%); e de feminicídio, de 30 para 26 casos (-13,3%).

Em relação ao feminicídio, que se trata de uma circunstância qualificadora do crime de homicídio, houve redução de 50%, com seis casos registrados em 2022 contra 12 em 2021. É o menor número desde 2017, que teve cinco registros.

Por fim, vale ressaltar que o Distrito Federal foi um destaque no âmbito nacional em virtude da redução dos CVLIs em 2021. De acordo com o Monitor de Violência, criado pela parceria entre o site G1, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e a Universidade de São Paulo (USP), o DF registrou uma queda de 20,5% nos CVLIs no ano passado, que representou a terceira maior redução no país, atrás apenas de Acre e Sergipe, com 38% e 26,1%, respectivamente.

“Seguimos trabalhando no enfrentamento à criminalidade e na integração entre as forças de segurança, fazendo uso de tecnologia e da inteligência para a prevenção dessas práticas. Também estamos dando uma atenção especial no combate à violência e crimes contra as mulheres. Confiamos plenamente nos profissionais da Segurança Pública do Distrito Federal, os mais capacitados e menos letais do país”, exaltou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Continue Lendo

Câmara Legislativa cobra soluções após depredação na UPA de Ceilândia e alerta para colapso na saúde do DF

Após mais um caso de violência em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal, parlamentares da Câmara Legislativa cobraram ações imediatas para...

Metrô-DF estende funcionamento até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento do Metrô-DF aos domingos. A partir do dia 11 de maio, os trens...

Câmara Legislativa promove sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Dança

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta terça-feira (29), uma sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Dança. A cerimônia ocorreu...

Em três anos, DF reduz pela metade o número de crianças e adolescentes em situação de rua

O Distrito Federal registrou uma redução de 50% no número de crianças e adolescentes em situação de rua entre 2022 e 2025. Segundo dados...

GDF investe R$ 80 milhões para levar saneamento ao bairro Santa Luzia, na Estrutural

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 80 milhões para levar infraestrutura de saneamento básico ao bairro Santa Luzia, na Estrutural, atendendo...

Comentários

Últimas notícias