Uma das vias mais importantes do Distrito Federal que faz a ligação entre Brazlândia e Taguatinga, a BR-080 será duplicada em um trecho de 24,6 km.
Foi publicado nesta sexta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação, além disso, a obra foi anunciada em um cerimônia no Palácio do Buriti que contou com a presença do governador Ibaneis Rocha e do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho.
Diariamente passam 80 mil pessoas pelo local que serão beneficiadas com a duplicação da via no segmento que liga o entroncamento com a DF-001 (Parque Nacional de Brasília e Floresta Nacional) e Brazlândia.
“É uma notícia maravilhosa a duplicação da BR-080. Só temos a agradecer ao presidente Jair Bolsonaro por essa obra, que era muito pedida pela população de Brazlândia. Quem está tocando a licitação é o Ministério da Infraestrutura. É uma obra que, só no trecho até Brazlândia, tem 24 km, e, até Padre Bernardo, ali na Vendinha, são 44 km que temos para fazer a obra no total”, ressaltou o governador Ibaneis Rocha.
A gestão atual também se adiantou e concluiu o alargamento da DF-001 que fica na saída da Cidade Estrutural em um trecho de 8,2 km, que já facilitou para o trânsito na região.
O objetivo da duplicação é melhorar aa ligação da área leste do DF com Goiás e outros estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. Ainda, a obra irá colaborar para aumentar o desenvolvimento da região na qual a agricultura é forte e possui muita relevância para a capital.
“Agradeço o empenho do governador Ibaneis Rocha com o Distrito Federal. A duplicação da BR-080 é uma importante ação que vamos fazer para o agronegócio em Brazlândia, que precisa ter sua rodovia duplicada. Estamos trabalhando com um investimento de R$ 210 milhões”, afirma o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho.
O GDF irá assegurar parte dos recursos da obra e viabilizar a licença ambiental que é necessária para a licitação, e executá-la por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), por sua vez, tem como responsabilidade os projetos de engenharia.