O Governo do Distrito Federal (GDF) faz a administração de seis cemitérios públicos. Estes terão seu horário de funcionamento estendido no feriado de 2 de novembro, Dia de Finados.
Os cemitérios da Asa Sul, em Brazlândia, no Gama, em Planaltina, em Taguatinga e em Sobradinho, terão seus portões abertos para visitação mais cedo, às 7h, e fechados Às 19h, no entanto, as atividades irão até 18h30. Com relação ao atendimento ao público de cada administração será das 7h30 às 18h, enquanto os velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente.
Além disso, a Sejus (Secretaria de Justiça e Cidadania) manterá disponíveis, durante todo dia, equipes de psicólogos e assistentes sociais para atendimento gratuito à população em todas as unidades. Banheiros químicos serão instalados para aumentar o conforto dos visitantes, e o transporte interno nos quatro maiores cemitérios – Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho – será gratuito, com intervalos de saída de 15 em 15 minutos de cada portaria principal.
De acordo com o subsecretário da Secretaria de Justiça e Cidadania, José Carlos Medeiros, é esperado um público de 500 mil visitantes. No ano passado, 2021, foram registradas 430 mil visitas. “É a maior aglomeração do ano em feriados, por isso orientamos a todos para que procurem diversificar os horários de chegada e permanência, usem máscaras e álcool gel se se sentirem à vontade, mesmo não sendo obrigatório”, ressalta.
Importante lembrar que a entrada de pedestres nos cemitérios de Brasília será livre pelo portão principal. No caso do Campo da Esperança, da Asa Sul, serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV); e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6.
No entanto, os acessos por meio de veículos possui restrições. Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho, só será permitida a entrada de carros com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência (documento emitido pelo Detran). Em Planaltina e Brazlândia, automóveis e motos não entram.
Ainda, não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. Os órgãos do GDF estão responsáveis pela segurança, pelo trânsito e fiscalização.
Haverá reforço na segurança particular; e, além da participação da Sejus, o Campo da Esperança contará com o apoio das secretarias de Segurança Pública (SSP) e DF Legal, bem como administrações regionais, polícias Militar e Civil, do Detran, DER e Corpo de Bombeiros.
Missas
A Arquidiocese de Brasília realizará missas nos seis cemitérios e será a responsável pelo controle de público nas tendas. Na Asa Sul, no Gama, em Planaltina e em Sobradinho, as celebrações vão ocorrer às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e às 17 horas. Em Taguatinga, as missas estão programadas para as 8h, 9h30, 10h30, 12h, 14h, 15h30 e 17h. E em Brazlândia às 7h, 9h, 11h, 15h e às 17 horas. O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, celebrará as missas das 8h de Sobradinho, das 12h de Taguatinga e das 17h da Asa Sul.