- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComputadores antigos da Secretaria de Saúde serão destinados para programa de reciclagem

Computadores antigos da Secretaria de Saúde serão destinados para programa de reciclagem

Mais de 7 mil máquinas serão repassadas ao Reciclotech, programa do GDF criado para acabar com o lixo eletrônico.

A partir do programa Renova SES Computadores, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende renovar o parque de computadores de todas as unidades da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) – cerca de 7.569 equipamentos – até fevereiro de 2023.

O objetivo dessa iniciativa é recondicionar máquinas antigas ou redirecioná-las para o descarte ecologicamente correto, garantindo assim a responsabilidade socioambiental.

Dessa forma, as mais de 7 mil máquinas antigas serão repassadas ao Reciclotech, que se trata de outro programa instituído pelo GDF pelo Decreto 41.859/2021, com objetivo de tentar aproveitar os eletrônicos recebidos com a revitalização.

Nesse sentido, o programa busca identificar os componentes eletrônicos que se encontrem em bom estado de conservação, de diferentes máquinas, para dar origem a equipamentos com condições de uso.

O planejamento é de que o número de computadores descartados seja semelhante ao adquirido, com a substituição total dos modelos mais antigos.

Assim, estima-se que mais de 50 escolas do Distrito Federal e 35 telecentros já foram beneficiadas com o recebimento de computadores recuperados.

“Por meio do programa Reciclotech, estamos auxiliando com a formatação das máquinas antigas, instalação das novas e descarte”, ressalta Anderson Freire de Souza, que é subsecretário de Projetos e Execuções da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Indo ao encontro do exposto, o gerente do projeto Renova SES Computadores, Thiago Martins, revela que as máquinas retiradas de serviço serão formatadas, limpas e concentradas no Parque de Apoio da secretaria, onde vão ser oficialmente transferidas para a Secti. “A parceria com o Reciclotech vai permitir a destinação correta dos inservíveis, elevando a Secretaria de Saúde a um novo patamar de consciência ambiental”, afirma Thiago.

“Nosso objetivo é devolver para a sociedade equipamentos aptos. Analisamos os que estão disponíveis e levamos para uma unidade para recondicionar. Deixamos limpo, trocamos HD, peças e memória para poder entregar como novo para a comunidade”, detalha Anderson Freire, da Secti. “Os que não prestam, fazemos o descarte consciente, desmontando e separando os itens (como plástico, alumínio e cobre), que são encaminhados para as indústrias”, completa.

Doações

O programa Reciclotech recebe equipamentos de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e faz a coleta do material doado em mais de 100 pontos de entrega voluntária. Confira os locais de doação aqui.

Continue Lendo

Centro público no DF impulsiona inclusão de pessoas com deficiência visual

O Distrito Federal conta com um importante aliado na promoção da acessibilidade e inclusão social: o Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (Ceedv)....

Câmara Legislativa aprova merenda vegana nas escolas públicas do Distrito Federal

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (28/11), o projeto de lei do deputado Ricardo Vale (PT) que prevê a inclusão...

Governadores planejam aprofundar discussão sobre a PEC da Segurança Pública em próximo encontro

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública foi amplamente discutida pelos governadores nesta quinta-feira (28). Um novo encontro foi agendado para...

Comentários

Últimas notícias