No Distrito Federal, cerca de 60 mil adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, não completaram o ciclo vacinal, tomando somente a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Segundo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, esse dado é preocupante. “Esse calendário vacinal não está completo. Isso significa dizer que eles não estão imunoprevenidos e que podem ser suscetíveis a adquirir o vírus”, explica. “Quando se tem vírus circulando e uma população com uma baixa cobertura, permitimos que haja mutação e o surgimento de novas cepas, de novas variantes”, complementa.
Até segunda-feira (7), dados mostraram que 86,2% da população acima dos 3 anos já haviam recebido a primeira dose. Com relação a segunda dose, a cobertura é de 82,5%. No entanto, para o público adolescente, somente 54,4% voltaram para a segunda dose e 37,5% para a terceira.
A Secretaria de Saúde tem como foco levar os imunizantes para quem ainda não tomou a primeira dose e completar o ciclo vacinal de quem está atrasado. Para esse fim, são mais de 90 unidades básicas de saúde (UBS) com salas de vacinas com estoque abastecido, além de ações nas ruas, como o Carro da Vacina e campanha no Eixão Sul no último domingo (6).
Além disso, há aumento das atividades com foco nas escolas. “Vamos conseguir diminuir a circulação porque nós vamos ter a população prevenida, protegida, imunizada”, defende Lucilene Florêncio.