- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDrenar DF vai acabar com problemas causados pelas chuvas no Plano Piloto

Drenar DF vai acabar com problemas causados pelas chuvas no Plano Piloto

Obra começou nesta terça-feira após a assinatura da governadora em exercício Celina Leão durante cerimônia na 201/202 Norte.

Nesta terça-feira (10), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou o primeiro contrato para a realização do projeto Drenar DF, que visa combater os alagamentos e enxurradas provocadas pelas fortes chuvas no Plano Piloto.

O fato contou com uma cerimônia realizada na 201/202 Norte e teve a participação de autoridades como a governadora em exercício, Celina Leão, e o secretário do Governo, José Humberto Pires de Araújo. Ao todo, serão cinco contratos assinados para execução das obras.

Com um investimento de R$ 174 milhões, serão escavados túneis de 7,68 km de extensão para resolver o problema de drenagem. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma nova tubulação que começará nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá à via L4 Norte, seguindo depois para o Lago Paranoá. O equipamento seguirá paralelo às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e com a L2 Norte, até chegar à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

Nesse sentido, para receber as águas das chuvas ao fim do percurso, será construído um reservatório dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, no Setor de Embaixadas Norte. Esse equipamento funcionará como uma lagoa, com volume útil de 70 mil m³ de água, podendo chegar ao máximo de armazenamento de 96 mil m³.

Vale destacar que as obras de escavação e estruturação da nova rede subterrânea terão danos mínimos ao trânsito e à fluidez do dia a dia da população o Distrito Federal.

De acordo com a governadora em exercício, Celina Leão, a obra vem atender uma demanda antiga da cidade. “A obra vem para solucionar o problema dos alagamentos”, afirma. “Estamos começando um processo que, ao longo de 20 anos, ninguém teve coragem de fazer. Pedimos paciência à população, porque teremos chuvas antes de as obras ficarem prontas, mas ao final teremos essa questão resolvida”.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias