O Polo Norte do programa GDF Presente, em parceria com a Administração da Fercal, está empenhado em restaurar estradas não pavimentadas que dão acesso às escolas rurais do Catingueiro e do Sonhém de Cima.
Para essa finalidades, os envolvidos estão utilizando expurgo de brita, um subproduto da mineração que é doado por uma mineradora local e misturado ao cascalho. De acordo com Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do GDF Presente, esse composto proporciona uma liga com maior capacidade de compactação.
Nesse contexto, o administrador da Fercal, Fernando Lima, revela que o trabalho em andamento beneficiará cerca de mil crianças que estudam nessas escolas. “A maior importância deste trabalho é proporcionar conforto e segurança neste momento de volta às aulas”, enfatiza. “Além dos estudantes, temos muitas linhas de ônibus que passam pela estrada e produtores rurais que trabalham e vivem no local”.
Desse modo, ao evitar que os ônibus escolares atolem nos dias de chuva, o trabalho em andamento é de grande ajuda para os moradores locais. Como observa Olzeb Freitas, coordenador da Regional de Ensino da região da Fercal, a área é bastante acidentada e sujeita a alagamentos durante o período chuvoso.
Vale destacar que a Fercal possui nove instituições de ensino, sendo que as escolas do Sonhém de Cima e do Catingueiro são destinadas para a educação infantil e fundamental I para crianças de 3 a 11 anos de idade.