Na tarde desta terça-feira (28), durante a sessão plenária da Câmara Federal, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) expressou sua indignação em relação ao afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB). Enquanto isso, o presidente do MDB-DF, Rafael Prudente, ainda não fez uso da tribuna para comentar o assunto. Fraga, que é adversário político de Ibaneis, também ressaltou que quase dois meses se passaram desde o afastamento do gestor de Brasília.
“O governador foi reeleito democraticamente em primeiro turno”, afirmou o deputado da oposição. Ele ressaltou que o Distrito Federal está sofrendo e precisa do seu governador, embora tenha elogiado o trabalho realizado pela governadora em exercício, Celina Leão. Fraga enfatizou que Ibaneis foi eleito democraticamente e lembrou que antes mesmo de sua posse como deputado eleito, já havia se manifestado sobre o assunto, defendendo que o governador do DF precisa ter seus direitos respeitados.
As firmes posições de Alberto Fraga em defesa do retorno de Ibaneis ao cargo e contra a medida do STF serviram como contraponto ao silêncio sepulcral do deputado federal e presidente regional do MDB, Rafael Prudente. Enquanto Fraga sempre fez oposição dura ao governo de Ibaneis Rocha, Prudente se declara da base aliada, foi ajudado pelo governador durante o pleito eleitoral e conta com diversos cargos no governo do MDB.