- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEm pesquisa, população pede volta de Ibaneis Rocha

Em pesquisa, população pede volta de Ibaneis Rocha

Mesmo sem possuir qualquer envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, Ibaneis Rocha continua afastado do seu cargo no Buriti. De acordo com a leitura geral dos percentuais revelados pela pesquisa do Instituto Exata OP, realizada entre os dias 09/03 e 11/03, com 1.905 pessoas entrevistadas em todas as regiões administrativas do DF, mais de 70% da população está pedindo pela volta de Ibaneis Rocha. O governador foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Segundo a pesquisa da Exata divulgada na noite de segunda-feira (13), 41,2% dos entrevistados optaram pelo retorno imediato do governador, que foi reeleito no primeiro turno das eleições do ano passado.

No mesmo estudo, 11,2% acreditam que Ibaneis voltará ao cargo ainda neste mês; 17,4% afirmaram que sua volta ocorrerá em abril, enquanto 25,5% acreditam que ele permanecerá afastado definitivamente.

No geral, os resultados indicam que a opção mais comum para o retorno imediato do governador se deve à busca por uma solução rápida para devolver a autonomia política e administrativa de um estado, como garantido pela Constituição.

A Exata OP, também perguntou:

“Quem você acha que foi o maior culpado pelos atos que aconteceram na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro?”

De acordo com a pesquisa realizada, a maioria dos entrevistados apontou o ex-presidente Jair Bolsonaro como o maior culpado pelos atos violentos contra as sedes dos Três Poderes, representando 25,4% das respostas.

A opção “nenhum culpado, pois não tinha como prever o acontecido” apareceu em segundo lugar, com 16,7% das respostas, seguida pelo ex-ministro da justiça e ex-secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, com 13,1% em terceiro lugar.

Em quarto lugar, com 12,8% das respostas, os entrevistados culparam o atual ministro da Justiça, Flávio Dino.

O governador Ibaneis Rocha foi apontado como culpado por 7,7% dos entrevistados, enquanto o comando da PM e do Exército receberam 3,6% e 2,5% das respostas, respectivamente.

Um total de 15,9% dos entrevistados escolheu a opção “NSR” (não sabe responder).

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias