- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDF inicia vacinação bivalente contra a covid-19 para novos grupos

DF inicia vacinação bivalente contra a covid-19 para novos grupos

Nesta etapa, poderão receber o imunizante profissionais de saúde, trabalhadores do sistema prisional, pessoas com deficiência e população privada de liberdade.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) dará início nesta quarta-feira (22) à imunização de profissionais de saúde, trabalhadores prisionais, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente utilizando a vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante estará disponível em mais de 90 locais com atendimento das 8h às 17h. A lista completa pode ser conferida no site da SES.

O subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero, destaca que é essencial priorizar a proteção dos profissionais que estão na linha de frente do combate à doença: “É uma forma de valorizar esses trabalhadores, que são os primeiros a receberem casos suspeitos, prováveis, entre outros”. Servidores da rede pública e empregados do setor privado serão contemplados.

Para receber a vacina, é necessário comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) portando o cartão de vacina, o documento de identificação e a comprovação do trabalho na área (crachá, carteira de conselho profissional ou contracheque, por exemplo). Também é preciso ter passado pelo menos quatro meses desde a última dose da vacina contra o coronavírus.

A comprovação profissional também é necessária para os trabalhadores do sistema prisional e do socioeducativo. A SES oferecerá a vacinação bivalente tanto para a população privada de liberdade quanto para os adolescentes em medidas socioeducativas, por meio de estrutura de saúde disponibilizada a essas populações.

As pessoas com deficiência permanente devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a vacina bivalente. Em algumas situações, poderá ser necessário apresentar um laudo médico ou exame que comprove a deficiência. Vale ressaltar que a aplicação da vacina é obrigatória apenas para pessoas com mais de 12 anos de idade.

Outros grupos

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue em andamento no Distrito Federal, e a versão bivalente do imunizante continua disponível para diversos grupos prioritários. São eles: todas as pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores e moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos; e gestantes e puérperas que tiveram filhos em até 45 dias. Ao todo, são 700.064 moradores da capital federal aptos a receberem a vacina.

Apesar da ampla disponibilidade da vacina, o movimento nas unidades tem sido tranquilo, de acordo com a gerente da Rede de Frio Central da SES, Tereza Luiza Pereira. Segundo ela, dos cerca de 430 mil indivíduos aptos à vacinação até ontem, apenas 89.239 compareceram para receber o reforço.

Ainda assim, com o recebimento de mais imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde, a Rede de Frio Central da SES conta com um estoque de 71.474 doses e cerca de 57 mil já foram distribuídas nos locais de vacinação. A expectativa é que cada vez mais pessoas possam ser imunizadas.

Continue Lendo

Acesso à saúde e assistência cresce entre população em situação de rua no DF

Um levantamento recente revelou avanços significativos no atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal. A proporção de pessoas desse grupo que...

Museu de Arte de Brasília recebe estudantes para oficina de geometria inspirada em Athos Bulcão

Nesta segunda-feira (19), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abriu suas portas para receber 60 estudantes do 9º ano do Centro de Ensino...

Câmara Legislativa celebra os 216 anos da Polícia Militar do DF em sessão solene

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta quinta-feira (15), uma sessão solene em comemoração aos 216 anos de fundação da Polícia Militar...

Educação Integral Chega ao Campo com Ampliação Histórica de Escola no Paranoá

A comunidade rural do Paranoá e regiões vizinhas vive um marco para a educação pública local. Nesta sexta-feira (16), o Centro Educacional PAD-DF (CED...

Câmara Legislativa aprova criação do IPTU Social para isentar famílias de baixa renda

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 510/2023, que...

Comentários

Últimas notícias