- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalIbaneis Rocha recebe representantes das federações do setor produtivo

Ibaneis Rocha recebe representantes das federações do setor produtivo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recebeu nesta quarta-feira (22) representantes das federações do setor produtivo local no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O objetivo do encontro, solicitado pelos próprios empresários, foi reforçar o apoio dos presidentes e diretores das entidades ao chefe do Executivo.

Durante a reunião, Ibaneis Rocha pediu união entre o segmento e o GDF para que a cidade possa se desenvolver no âmbito econômico e industrial. “Tenho uma preocupação muito grande na área econômica tanto no âmbito nacional e internacional, então vamos ter que estar cada vez mais unidos para que o Distrito Federal continue crescendo”, destacou o governador.

O líder do Executivo local se mostrou aberto para dialogar e acatar sugestões do empresariado para o crescimento da cidade. Ele também citou algumas medidas que o GDF pretende tomar para que a capital federal continue gerando renda e empregos.

Ibaneis Rocha contou que o Banco de Brasília (BRB) deve apresentar nos próximos dias um programa de moradias para alavancar o setor imobiliário e outro de crédito para melhorar a capacidade de financiamento das pequenas empresas.

Junto à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Ibaneis Rocha quer que a entidade fique empenhada na criação de novos bairros. “Sabemos que Brasília tem uma situação diferente do restante do país por conta da renda elevada, principalmente no Plano Piloto, e temos que aproveitar essa característica para trazer desenvolvimento e renda para a nossa cidade”, defendeu.

Para a área rural, o governador destacou a aprovação da Empresa de Terras Rurais (ETR), subsidiária da Terracap, a ser presidida por Cândido Teles Araújo. “A gente tem aí uma possibilidade de alavancar o setor rural fazendo a entrega de escrituras e vendas de imóveis rurais”, acrescentou.

Ibaneis Rocha também revelou que há uma atenção especial do governo em relação ao transporte. “Está na hora da gente discutir com muita força o subsídio federal. As cidades não estão mais aguentando. Só no Distrito Federal o subsídio é de mais de R$ 2 bilhões por ano, um valor que se estivesse sendo investido no crescimento da cidade daria muito mais resultado no ponto de vista de renda e emprego. Temos que trabalhar juntos”, defendeu.

Apoio e demandas

No mais, Ibaneis Rocha recebeu declarações de apoio de empresários locais em sua volta ao cargo após um período de afastamento de mais de 60 dias. Durante a reunião, diversas federações se reuniram para discutir demandas do setor produtivo e apresentá-las de forma unificada ao governo.

A superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Rose Rainha, intermediou o encontro e destacou a importância da colaboração entre as entidades empresariais para trazer uma pauta única para o governo. “É bom para as entidades e para o governo que a gente traga tudo de forma reunida e consolidada”, disse.

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar, revelou que a volta de Ibaneis Rocha foi recebida com satisfação pelo setor produtivo. “Tranquilizou os agentes econômicos do Distrito Federal e do setor produtivo”, afirmou. Bittar ainda propôs um encontro para desenhar uma política de desenvolvimento efetiva para o DF, com foco na indústria como geradora de empregos de qualidade.

Além da Fibra, outras entidades empresariais estiveram presentes na reunião, como a Federação de Agricultura e Pecuária (Fape), o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), a Federação das Associações Comerciais e Industriais do DF e do Entorno (FaciDF), a Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL) e a Federação Nacional das Empresas Locadoras de Veículos (Fenaloc).

Por fim, Ibaneis Rocha se comprometeu a ouvir as demandas unificadas das federações e trabalhar para atender as necessidades do setor produtivo local. A reunião foi considerada positiva pelos empresários presentes e pode ser um importante passo para a retomada do crescimento econômico do Distrito Federal.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias