Nesta segunda-feira (27), uma cerimônia no Centro Educacional 2 de Brazlândia marcou a implementação da gestão compartilhada de ensino na unidade. O modelo foi escolhido pela comunidade escolar no fim do ano passado. Cerca de mil alunos estão matriculados no período da manhã e da tarde na escola.
O projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs) é uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Educação (SEE) para realização de ações conjuntas. O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.
“Agora somamos 12 escolas com este modelo, que é fruto de uma parceria com base na confiança da comunidade escolar que garante aos nossos jovens e professores tranquilidade para exercer plenamente as atividades pedagógicas”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, representado na cerimônia pelo secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.
Doze militares do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) são responsáveis pela parte disciplinar. A comandante-geral da corporação, coronel Mônica Miranda, participou da solenidade, que contou com a banda de música do CBMDF.
O subsecretário de Gestão Compartilhada (Segecom), coronel Alexandre Ferro, falou das ações da parceria entre as pastas. “A estratégia da gestão compartilhada tem sido efetiva no apoio ao sistema de ensino local. Atendendo a um pedido da comunidade, a região de Brazlândia foi atendida por este modelo de gestão educacional que integra educação e segurança.”
Para a diretora da unidade escolar, Miriam Correa, o modelo será essencial para a formação dos alunos. “Pela solenidade de hoje, percebemos que a expectativa está em harmonia com a realidade. Acreditamos que esta experiência vai contribuir de forma muito positiva com o processo de formação da cidadania, disciplina e responsabilidade dos nossos estudantes”.
Além de conhecer a estrutura da unidade escolar, a comitiva da SSP que esteve no local conversou com alunos e professores. O colégio atende, ainda, 250 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.
Confira abaixo a lista das unidades escolares que fazem parte do projeto:
➝ Centro Educacional 3, de Sobradinho;
➝ Centro Educacional 308, do Recanto das Emas;
➝ Centro Educacional 1, da Estrutural;
➝ Centro Educacional 7, de Ceilândia;
➝ Centro Educacional 2, de Brazlândia;
➝ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina;
➝ Centro Educacional 1, do Itapoã;
➝ Centro de Ensino Fundamental 19, de Taguatinga;
➝ Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante;
➝ Centro de Ensino Fundamental 407, de Samambaia;
➝ Centro de Ensino Fundamental 1, do Riacho Fundo II;
➝ Centro de Ensino Fundamental 1, do Paranoá.